Páginas

28 de jan. de 2014

Aleatório: A Questão das Séries Infinitas

No mundo literário, todo mundo reclama quando uma série possui mil livros. Os leitores querem começo, meio e fim.
Mas quando essas mesmas pessoas são espectadores de uma série de televisão, ninguém quer o final. Querem mais um temporada, mais uma história, ver os protagonistas em novas aventuras e os vilões se superando na maldade, gerando amor e ódio.

Contudo, se você parar mesmo para pensar, qual é mesmo a diferença entre uma série de livros e de TV?

O de TV sai uma vez por semana, o que faz a espera ser menor. O livro sai apenas uma vez a cada 6 meses, isso quando não sai apenas 1 por ano ou demora mais que isso. Mas não vamos esquecer que entre uma temporada e outra tem um hiato de 6 meses, algumas séries até mais que isso. Além disso, na TV, você só tem 40 minutos (ou 20 se for Sitcom) de novidade a cada vez. E dura apenas esse tempo de inédito. O inédito do livro pode durar o tempo que você quiser, o quanto você conseguir se segurar e não ler desesperadamente para saber o final.

A TV e o livro tem em comum o fato que, se não der audiência, será cancelado. Fazer o que? Séries de TV também ficam sem final. E o livro tem a vantagem que o autor pode postar o final em um site/blog ou qualquer coisa para os seus, neste caso poucos, fãs.

Série de livro não depende de ator pra fazer sucesso, na TV, depende. Quantas vezes um personagem não estende sua participação na série pura e simplesmente devido ao carisma do ator? (cof cof Klaus cof cof) No livro o autor pode matar mesmo, sem dó. Vai ouvir as críticas depois, mas ai já tá publicado mesmo.

A autor não precisa ouvir o público a cada 40 minutos. O roteirista sim. Talvez pela resposta mais rápida do público, na TV é mais fácil se fazer ouvir. No entanto isso está mudando. Aliais, existe fanfic pra isso - vamos salvar o personagem!

A série te dá tempo para pensar, criar histórias, desenvolver o personagem. Quando o livro é um "stand alone" - ou seja, não é série - fica tudo meio reduzido, há um limite para desenvolver os personagens, a trama e tudo mais. Claro que sempre há o mais do mesmo. SEMPRE. Tanto na TV, quantos nos livros. Inovar é difícil nesse mundo.

As pessoas reclamam que série não tem fim. Ai eu pergunto: Para que você quer o final DAQUELA história? Ter seu personagem preferido preso naquela história conhecida, que sim, pode ser relida e reinterpretada, mas ainda assim é conhecida.

Parem de falar mal das séries de livros, façam como os viciados em séries de TV, e torçam sempre para mais uma temporada, para mais um livro DAQUELA série, com AQUELE personagem.