Já tinha lido o "Entrevista com o Vampiro" e o "Vampiro Lestat" há muito tempo, que são os dois primeiros livros da série, conhecida como 'Crônicas Vampirescas' que tem 12 livros no total - cada um com a sua independência, porém me parece ter uma ordem lógica. É como se cada livro fosse a resposta ao anterior - pelo menos foi isso que percebi nesses primeiros 3 livros.
No caso, "Entrevista com o Vampiro" - que tem o filme com o Tom Cruise e Brad Pitty, seria o primeiro, contado por Louis (Brad) para um jornalista revelando a sua história e descrevendo o Lestat (Tom) como o cara mais malvado do mundo. Então nesse mesmo universo, "O Vampiro Lestat" conta justamente o lado dele sobre os acontecimentos, e sua busca pela origem dos sugadores de sangue. E diga-se de passagem, Anne Rice vai até o antigo Egito, na época dos faraós, para mostrar o casal original.
Nesse terceiro livro, ela continua a história, e explica com detalhes como os vampiros surgiram.

Pensando um pouco, se você já está pressupondo que vampiros existem, qual o problema de bruxas e outros serem sobrenaturais existirem também? Isso já é um pensamento antigo meu... Se você acredita em um ser, porque não acreditar em todos? Qual a diferença entre eles? Porque vampiros - mortos vivos que vivem de sangue humano - são mais "reais" que bruxas - pessoas que conseguem conversar com os espíritos, controlá-los a algum nível. E o mesmo vale para Lobisomens, ou Zumbis. Em um mundo em que existe um, o que impede de existirem os outros?
Mas voltando ao livro, tenho que confessar que levei muito tempo pra ler. A verdade é que a história começa a ficar meio enrolada e detalhada demais. Além disso, não existe exatamente um personagem principal. A narrativa é feita por mais que 4 vampiros. E os capítulos não tem muita conclusão, até eles se entrelaçarem no final. Sempre quando me acostumava com o personagem que estava narrando e me interessava em saber mais, o capítulo acabava e vinha outro. Às vezes dava vontade de pular os capítulos e ler só o que se relacionava com determinado personagem primeiro. E até aprender quem é, qual a importância para a história geral, como esse ser se relaciona com a Rainha... Fica um pouco cansativo.
Bom, é livro meio básico se você gosta de vampiros. Fizeram o filme dele também, e assim que ver faço uma resenha aqui comparando os dois.