Páginas

30 de abr. de 2012

Filme: Pollock

Já tinha ouvido falar desse filme e desse artista em outras matérias da faculdade, mas até a minha busca pela minha identidade visual não tive paciência para assistir o filme.
Para começa a falar do filme, primeiro temos que falar um pouco de quem foi Jackson Pollock. Era um artista plástico americano, que viveu no começo do séc. XX. Morreu em 1956. Ficou famoso por sua arte abstrata e principalmente pela nova técnica de pintura que desenvolveu em que não usava pincéis. Ele colocava a tela no chão e ia com o balde de tinta e um bastão jogando a tinta no quadro. Muitos podem pensar que as pinturas saíam completamente aleatórias, mas eu não consigo fazer isso desse jeito... em algum momento iria derrubar o balde em cima da tela e estragar tudo. São quadros para se sentir, não entender. 
Com essa técnica ele ganhou uma capa na revista Life.

E é com essa capa da revista que começa o filme. 
Mostrando o Pollock no auge de sua carreira, com pessoas pedindo autógrafos e etc. 
A cena seguinte já é o contraste - como Jackson era um cara atormentado, adulto morando com o irmão e a mulher - que estava grávida - em um apartamento em NY. Antes da fama, ele tinha sérios problemas financeiros, como voltou a ter mais para o final da vida. Além disso, no filme ele é reportado como doido. Algumas vezes simplesmente saía vagando pela cidade, morava como mendigo, assustava as pessoas, ficava dias sem tomar banho. Depois era encontrado pelo irmão e levado de volta para casa. Nessa primeira fase sua arte já era abstrata e diferente, mas ainda não tinha desenvolvido a técnica. Confesso que gosto muito dessa arte da primeira fase dele. E é com essa arte que ele conhece a mulher, também pintora e "empresária" Lee Krasner que viria a ser sua esposa.
O ator Ed Harris que representa o artista no filme. E honestamente está fantástico.
É um artista que vale a pena conhecer um pouco sua arte, e além disso, o filme está muito bem construído e é uma boa maneira de aumentar o conhecimento sobre o meio artístico.
quadro da primeira fase do artista.
Vale a pena conferir!

2 comentários: