Páginas

24 de nov. de 2012

Teatro: Plantão de Notícias

A primeira vez que assisti essa peça foi no dia da grande chuva que alagou a Tijuca aqui no Rio. Lembro perfeitamente porque fiquei parada quase 3 horas na perimetral. A segunda vez foi agora, no dia 12 de novembro de 2012.
Na primeira vez que assisti, o nome da peça era "Lula x Mau - publicitários vs jornalistas" e fui assistir muito feliz com dois aspirantes a jornalistas (eu, na época, era aspirante a publicitária, mas ainda não tinha certeza se queria essa vida ou não). Na segunda vez, uma dos aspirantes a jornalista ganhou os ingressos através do estágio, em um jornal, que está fazendo. Fomos assistir a peça sem saber que seria a mesma que já havíamos assistido antes.
Na primeira vez, imaginei o que iria ver, ri muito com as piadas e erros expostos, adorei o Lula Vieira e fiquei com mais vontade e certeza que queria publicidade. Na segunda vez... enfim, não sabia que era a mesma peça - quando as piadas começavam que eu já tinha visto, não tinha como não falar "eu conheço", mas também não tinha como não rir da interpretação dos... será que posso chamá-los de atores?
Claro, uma peça nunca é igual a outro, e com a diferença de mais de um ano, a peça ganhou um novo comentarista (seria esse um termo mais apropriado?), alguns erros foram acrescentados, outros eliminados.
Agora a peça conta com o patrocínio da Coca Cola Zero, que fica bem evidente no cenário. E para aquele nível de exposição que estão tendo, imagino que a marca esteja realmente bancando tudo do programa.
Mas falando um pouco da peça em si, a ideia é simplesmente ter uma quase conversa com os espectadores contando e mostrando alguns dos erros mais engraçados que jornalistas, publicitários, apresentadores e qualquer profissional da comunicação já cometeu, inclusive eles mesmos, afinal o Maurício Menezes, o Lula Viera, o Hélio Jr. e o Edilson Silva são profissionais da área, cada um com sua especialidade e trabalho e como qualquer humano, já cometeram erros no exercício de suas profissões.
Alguns erros são descritos por eles, outros são mostrados na tela que tem no palco ou, quando aconteceram no rádio, simplesmente é passado o áudio.
A peça é bem interessante, e de fato parece bastante com uma conversa onde só um lado fala - as pessoas que estão no palco. É bastante evidente que os próprios profissionais que estão nos apresentando os erros estão se divertindo o fazendo.
O tempo voou e não acreditei quando o Maurício avisou que já era hora para o último caso porque já estava tarde.
Não me arrependi de ter ido na peça, de novo. E acho que todo mundo que estuda ou estudou comunicação vai se divertir. Afinal de contas, é melhor assumir o erro, aprender com ele e rir no final.
Obs1. Eles tem um site próprio. Se te interessar em conhecer os casos mesmo sem ir na peça, e tem uns extras, afinal a peça tem limite de tempo, no site, não.

Obs2. Lula Vieria, você é um fofo e trabalha com o Marketing da Ediouro, uma editora que gosto muito. Estou procurando estágio, se você tiver interesse!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário