Páginas

20 de jan. de 2012

Livro: Vampire Academy - vol. 5 e 6

Li esses dois volumes em dois dias, praticamente não conseguia dormir nem fazer nada só querendo ler e descobrir o final da saga da minha querida "dhamir" Rose - uma personagem que tenho que admitir, me cativou muito ao longo da série. Ela, apesar de apenas 17 - 18 anos, já é bem decidida, sabe lutar bem, não deixa a amiga de lado, corre atrás do cara que quer, e diga-se de passagem, é bem adepta da filosofia: "Enquanto o cara certo não me quer, me divirto com os errados".
Os dois últimos volumes se chamam Spirit Bound e Last Sacrifice, ainda não saíram por aqui, e a leitura em inglês é um pouquinho mais complicada que nine lives, mas ainda assim deu para entender de boa.
Rose, nossa protagonista, começa a namorar o querido Adrian - um personagem muito fofo, gosto muito dele, mas ele não é homem suficiente para a destemida Roza - Enquanto Dimitri - o homem - ainda está semi-morto como strigoi. Rosa e Lisa descobrem como fazer para retornar Strigois a forma original e vão à caça - isso no quinto livro - que aliais, nem precisa muito, uma vez que Dimitri Strigoi está obcecado em matar a protagonista. Mas Lisa - uma Moroi, com a magia do espírito, consegue restaurá-lo. E diga-se de passagem, nos primeiros livros, o espírito era super raro. Ninguém nem sabia da existência desse elemento que deixa a pessoa doida eventualmente, mas no final do livro praticamente só tem vampiros portadores a volta...
Existem algumas outras inconsistências no livro. 
A rainha é morta - Obvio, Rose é acusada de fazer (6º livro) - mas para virar um Strigoi não bastava matar uma pessoa (moroi, damphir - tudo a mesma coisa)? Então como a assassina conseguiu colocar uma estaca no coração da rainha e não ser transformada?
Outro probleminha na narrativa, era que a corte, assim como a escola, estão cercados protegidos por magia - o que deixa claro que espíritos, mortos-vivos não entram no terreno. No quarto livro, quando existe um espírito na escola se comunicando com a Rosa, é porque os escudos estão sendo afetados. Mas no último livro, a Rose simplesmente abaixa as barreiras que ela construiu para conversar com um espírito no meio da corte. Como isso é possível?
Mesmo com esses detalhes, probleminhas básicos, a narrativa não sofreu prejuízos. Richelle Mead criou um mundo que sinceramente eu adorei. Poderia ter sido tranquilamente resumido em 3 livros - não era necessário serem 6 - e podiam ter acontecido mais devagar. Se ela queria 6 livros, que fizesse um em cada ano da escola das meninas, e não 6 livros que representam praticamente 1 ano da vida delas.
Como já disse anteriormente, no começo da série achava que no final toda a ordem seria questionada. Porque dampiros devem ser guarda costa dos moroi? será que os strigoi são malvados mesmo, ou apenas mal interpretador? Mas a autora escolheu não ir por esse caminho. O que ela estabeleceu como aquele mundo, ela questionou muito pouco. Talvez apenas o direito de amar quem você quiser, de qualquer espécie... 
Mas no sexto livro existe uma comunidade de Moroi, Dampiros e Humanos que vivem de uma forma diferente da estabelecida no livros anteriores. Vivem em uma comunidade meia Amish, sem contato com tecnologia, luz elétrica, nada disso. E vivem juntos, amam livremente. Talvez seja apenas um detalhe de como as coisas podem ser diferentes... Mas os Strigoi são mals mesmo, não importa onde. Eles só sabem matar, e não conseguem ver a beleza em nada.
Mas o final mesmo, depois de toda a aventura do último livro, poderia ter sido melhor. Ela resolve fechar todas as narrativas, mas não consegue muito bem, e acaba estragando um pouco. Acho que se o último capítulo não estivesse escrito, seria muito melhor!...
Além do livro, eu vejo o filme/série. Já sei quais atores chamaria para interpretar cada personagem. Vários efeitos já tenho na minha cabeça montados. Se algum dia forem transformar essa série em uma produção audiovisual, por favor por favor, me chama pra participar!
Como já deu para perceber, é uma série que recomendo muito!!! Fui surpreendida por vampiros, coisa que achei bem difícil de acontecer.

2 comentários:

  1. Oii, então, gostei da sua crítica exceto por isso:"Existem algumas outras inconsistências no livro. A rainha é morta - Obvio, Rose é acusada de fazer (6º livro) - mas para virar um Strigoi não bastava matar uma pessoa (moroi, damphir - tudo a mesma coisa)? Então como a assassina conseguiu colocar uma estaca no coração da rainha e não ser transformada?"
    Na verdade não, só morois podem virar strigoi por livre e espontânea vontade e só se matar alguém drenando todo o seu sangue. E dhampirs e humanos só viram strigoi se outro strigoi drenar todo o seu sangue e depois der do seu próprio para o dhampir ou humano

    E eu achei o ultimo capítulo também bem fraquinho... Tipo, e a Sidney, a Rose simplesmente esqueceu dela? Qual o destino dela? E o Adrian? Não merecia um final feliz? E a Rose não sendo mais uma shadow kiss? Os livros foram tão legais... MAs o final me decepcionou também :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia,
      obrigada pelo comentário.
      Já faz tanto tempo que li esses livros que nem lembro direito para defender minha visão na época.
      Lembro que meu maior problema com essa série foi a questão do tempo, que é meio irreal, afinal os 6 volumes acontecem em um período de 1 ano...
      Mas sei que é bem legal mesmo assim!

      Excluir