Páginas

11 de jul. de 2012

Filmes: Underworld / Anjos da Noite

Essa é uma série de 4 filmes até agora. E o que mais me chamou a atenção é que não achei a origem dela. Parece que foi feita mesmo pro cinema. Sinto que poderiam ser livros maravilhosos, em algumas cenas do filmes penso que é um vídeo game, mas quando fui procurar, não achei. Acho que poderia ser uma série televisiva, com os personagens mais bem trabalhados. No filme tudo acaba ficando meio corrido, e personagens que poderiam ser muito interessantes somem na história.
Mas voltando, comecei a ver essa série porque uma amiga tem o DVD do 1º filme. Perguntei pra ela sobre o que se tratava e a resposta foi algo como "é uma série sobre vampiros e lobisomens, mas eles são malvados, com sangue, tiro, porrada e bomba, bem diferente dessa modinha atual de vampiros românticos." Achei interessante e acabei pegando o DVD emprestado.
Assisti o primeiro filme, e como disse fui procurar o livro. Não achei.
Demorei pra conseguir acesso aos outros filmes e só recentemente vi todos eles. Logo vou escrever sobre os 4 de uma só vez, até porque os filmes são bem conectados e sinceramente achei 1 filme só sem graça, mas o conjunto gerou uma coisa diferente.

*** possui spolier de todos os filmes***

O primeiro filme começa nos apresentando os personagens e mostrando que existe uma batalha no submundo entre os lobisomens (chamados de Lycans) e os vampiros. A personagem principal é a Selene, uma vampira cujo papel é matar Lycans. (sim, eles possuem uma sociedade complexa, com direito a nobreza, anciões, líderes, casamentos...) Uma diferença dessa história pra todas as outras, ninguém é estéril, se vampiros e lobisomens fazem sexo, a mulher pode, e possivelmente vai, engravidar. O bebê ninguém sabe bem o que será. Nesse primeiro filme não deixam nascer. Além disso, não é bem comum - afinal eles se odeiam e quando se encontram estão tentando se matar.
A origem dos imortais se dá através de Alexander Corvinus, um humano que sofreu uma mutação e com isso ganhou a imortalidade. Essa mudança genética passou para seus filhos, Willian e Markus. 
Willian acabou sendo mordido por um lobo, se tornando o primeiro e mais forte lobisomem. Com um porém, ele não conseguia voltar a forma humana, e virou uma besta sem controle. Com o detalhe que sua mordida transformava o humano, virando uma praga sem controle. As pessoas transformadas também viravam bestas, com a forma de lobo, sem conseguirem retornar a forma humana.
Já Markus foi mordido por morcego, e virou a origem dos vampiros. Mas como sempre os vampiros são mais refinados e mordiam humanos apenas para se alimentar. Em uma tentativa de controlar o irmão e a praga dos lobisomens, Markus faz um acordo com Viktor, que se torna o 2º ancião do clã de vampiros.
E ai meio que começa a guerra.
Mas muitas dessas explicações você vai juntando de pedaços em cada filme. A história não é contada de uma vez só, e não é linear. Por isso é uma história que vale a pena prestar atenção, discutir com os amiguinhos e assistir mais uma vez.
Voltando a Selene, ela estará presente em 3 dos 4 filmes. E no primeiro filme ela conhece o amor da sua vida, um descente mortal de Alexander Corvinus que acaba se tornando um híbrido. Foi mordido por um lobisomem E um vampiro e virou algo no meio. Ele tem destaque no primeiro e no segundo filme, mas desaparece no quarto e nem aparece no terceiro.
Uma coisa que achei interessante nessa mitologia é o fato do sangue revelar toda a história para o vampiro que o bebeu. Nunca tinha visto essa particularidade. A história está contada no doce sabor vermelho do sangue da vítima.
O terceiro filme merece ser diferenciado pelo fato de ser no passado. Ele é uma história contada no primeiro filme, que justifica a raiva de Lucius - chefe dos Lycans, uma vez que Willian está preso e não consegue se controlar - porém mais detalhada. Confesso que achei o filme mais chatinho da sequência, e teria sido mais interessante se fosse contado mais do ponto de vista dos lobisomens. Porém ficou no meio termo, com a paixão dele pela Sonja, filha de Viktor - que de certa forma queria substituir a protagonista.
Já explicando, Lucius é um filho de lobisomem que sofreu mutação e por isso consegue controlar sua transformação - voltar a forma humana. Foi criado pelos vampiros, porém nunca tradado como igual. Era visto como um escravo, e usaram ele para criar outros, que também foram escravizados. Obviamente em algum momento eles se revoltam.
Então resumindo a história:
1º filme - personagens são apresentados, guerra está acontecendo. Selene começa a questionar a linha de comando, se apaixona e cria um híbrido em Michael. Selene mata Viktor, um dos anciões.
2º filme - Markus acha que consegue controlar Willian e quer ele liberto - afinal são irmãos. Selene impede com a ajuda de Michael (que só tem força, mas não sabe lutar). Markus e Willian acabam mortos, assim como Alexander Corvinus, que antes de morrer dá um legado a protagonista - a capacidade de andar no sol. Por isso o nome é evolução. Ela vira mais que uma simples vampira que sabe lutar. Uma coisa importante - Selene e Michael fazem sexo. (sim, isso é importante pro 4º filme)
3º filme - Eles resolvem voltar a origem, e exploram mais o personagem de Lucius, que diga-se de passagem foi morto por Selene no 1º filme. É chato assistir um filme que você já sabe como vai acabar - quem vai morrer e etc. A história É contada no primeiro filme.
4º filme - Aparece uma filha de Selene e Michael, uma híbrida ainda mais forte, mas que ainda não se desenvolveu completamente. Os humanos descobrem a existência dos vampiros e dos lycans (como não perceberam antes? eles faziam uma bagunça!!) e a sobrevivência passa a ser fugir dos humanos que saem matando todo mundo. A criança é uma graça, e adoro aquela atriz.
Uma coisa que não entendi desse filme é porque os pesquisadores preferem ser Lycans do que vampiros? Mas ai temos que pensar que toda a história foi contada do ponto de vista dos vampiros. Vai que os lobisomens tem alguma coisa a mais e não são tão inferiores como parecem em todos os filmes?
Como já falei antes, acho que é uma série que vale a pena prestar atenção. É uma mitologia muito bem construída, e realmente gostaria de um livro ou uma série para conhecer mais dos personagens. Se alguém souber de alguma coisa, me avise por favor.
E se alguém souber me explicar os olhos azuis dos vampiros também gostaria de entender. Alguns tem, outros não - em alguns vampiros eles só se tornam azul por algum motivo. Confesso que não entendi a razão deles.

2 comentários:

  1. Na verdade seu vislumbre da condição inferior dos Lycan está errado em um ponto que escorrega o pensamento todo ladeira abaixo.
    Os Lycans nem de longe são inferiores muito pelo contrário são extremamente superiores em força,velocidade,regeneração e pelo pouco que mostrou diferentemente dos vampiros podem também alimentar-se de proteínas convencionais!
    O que ocorre com o fato dos vampiros matarem com tanta "facilidade" um lycan vem do fato que os death dealers são guerreiros que treinam por décadas "já que são imortais" na arte de matar lobisomens em especial a death dealers Selene como muitas vezes foi dita era a caçadora mais habilidosa uma vez já existentes por isso ela faz o trabalho dela com tanta eficiência os demais vampiros são ( e sem aspas) somente parasitas.
    O que você deveria realmente se revoltar e com o fato dos lideres anciões (Victor e Lucian) terem sido derrotados em lutas bobas especialmente o Lucian pois quanto mais velho o individuo portador do vírus é, mais poderoso ele se torna utilizando um sistema de gerações.
    Nossa e há tanto mais a mencionar que poderia escrever mais 700 linhas, por hora apenas mais uma ressalva importante.
    onde você diz que Lucian e resultado de uma mutação, em lugar nenhum dos longas isso e mencionado,e nem se fale sobre o fato dos lobisomens procriarem (sexo mesmo) o mais indicado é que seria uma escrava dos vampiros que engravidou foi submetida ao vírus de William onde o filho nasceu com as duas características em dominante tanto humano quanto lobisomem. Lembrando descaradamente da história do Blade onde sua mãe foi mordida enquanto ainda grávida.
    E por ultimo mas não menos importante essa história de sangue/hd acho que já vi em algum lugar se eu lembrar volto aqui para falar, e se você descobriu uma outra vertente dessa séria avisa por favor. PS- Vida longa aos Lycans
    PS2 - A Selene e ótima em tudo, mas como eu gostaria de ser o Tony Ramos da Sonja; Que princesinha mimada/gata/metelona/cabelo incrível (deve ser aplique)!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é grande, tem boa história e elenco. Adoro o estilo dela, além de inteligente para escolher os projetos no que trabalha, faz pouco tempo que a vi em Underworld filme , grande história e acho que tem bom elenco, é algo muito diferente aos que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir