Páginas

24 de ago. de 2012

Série: Freaks and Geeks

Você, fã de How I met your Mother, já imaginou como foi o ensino médio dos personagens? Queria saber como era o Marshal antes de ele conhecer a Lily e o Ted? Pois nessa série você pode ter uma boa ideia de como foi. Jason Segel - o ator que representa o Marshal, não é o protagonista dessa série, nem está no mesmo papel, mas confesso que vi muitas semelhanças entre o Nick - personagem de Jason nessa série - e seu personagem em HIMYM.

Falando um pouco dessa série que tem apenas 18 episódios, foi gravada no final dos anos 90, porém representa um ensino médio dos anos 80, e dito isso, já deixo claro que a trilha sonora é espetacular - se você gosta do rock dessa época. A abertura é com a música Bad Reputation cantada por Joan Jett e por ai vai... Enquanto assistia aos episódios, por várias vezes me vi cantando e quase dançando com as músicas.



A série conta com vários atores que mais tarde vieram a se tornar verdadeiras celebridades, alguns nos papeis principais, e muitos com histórias pequenas - papeis que conseguiram antes de ter nome.

Além disso, como a série se passa nos anos 80, ainda não havia internet. Pesquisa e estudos eram feitos na biblioteca e/ou em um enciclopédia. É bem estranha e quase irreal para nós a cena que Lindsay vai procurar na enciclopédia os efeitos da maconha no sistema. E a parte em que a garota ganha uma calculadora, e isso já era para lá de tecnologia e coisa de destaque. É interessante assistir essas séries, que não são nem tão antigas, e ver o quanto o ensino, de uma maneira geral, mudou com os avanços tecnológicos.

Mas falando um pouco da história, Lindsay - a protagonista dessa série - é uma menina tipicamente nerd. A melhor atleta de matemática, considerada uma "calculadora humana". Mas depois da morte da avó, ela começa a se perguntar se vale a pena fazer tudo tão certinho e por isso resolve "mudar de amigos" e por isso começa a andar com os "Freaks" da escola, ou seja, aqueles que já fazem sexo, usam drogas, tiram notas baixas, matam aulas e não querem nada com a vida. Em contraponto, ela tem um irmão mais novo, com 14 anos (que vai virar o psicólogo Sweets em Bones) que é um nerd total, com seus 2 amigos mais nerds ainda. O menino, com o clichê de ser apaixonado pela Cheerleader, é um fofo que sofre e apanha simplesmente por ser nerd.
A história é muito gostosa de se ver, rápida e vale a pena. Com a dose certa de drama e humor, a série mostra o mundo antes da revolução da internet, representando os anos 80 que muitas vezes ficam esquecidos na nossa memória.

2 comentários:

  1. Essa série é fantástica! Uma pena ter sido cancelada...
    Me identifiquei bastante com vários personagens, o roteiro é extramente envolvente e como você disse, muito gostoso de ser acompanhado (:!
    Excelente texto!! Parabéns.

    ResponderExcluir