Páginas

15 de mar. de 2013

Livro: Divergente

Vamos ser sinceros e admitir que esse livro veio na cola do sucesso de Jogos Vorazes. Tem algumas semelhanças, e o trabalho de marketing da editora joga bastante com isso. E agora vai até virar filme...
Mas em relação a história em si, a semelhança está apenas no fato de ser uma distopia.
Já tem alguns dias que eu acabei de ler o livro e não consigo escrever essa resenha. Nos primeiros capítulos do livro eu não gostei. É chato, a explicação não faz sentido, o nome das casas são estranhos... nada faz muito sentido. Depois da escolha da menina e o treinamento dela na casa da coragem (para alguns, Grifinória, no caso, Audácia), a história fica bastante interessante, quase viciante. Ai no final a autora quebra tudo, querendo fazer cenas emocionantes que só me deram raiva, matando os personagens mais bem construídos, ou seja, destruindo tudo aquilo que ela tinha iniciado.
Ela mata aquela que, pra mim, era a resposta do mistério. Sinceramente, não sei como ela irá continuar. Provavelmente irá inventar algo próximo a um distrito 13, fora dos muros da amizade, para continuar a luta e justificar qualquer coisa, porque a história não faz sentido!!!
Para mim está difícil inclusive explicar sobre o que se trata o livro.
O que torna a protagonista diferente é o fato dela ter sentimentos contraditórios. (GETEM, TODO MUNDO É ASSIM!) Nenhum ser humano teria a capacidade de abrir mão completamente do egoísmo, ou da covardia ou de qualquer dos outros sentimentos propostos. Ninguém é completamente honesto, ou audacioso, ou é amigo de todo mundo. Para a sociedade existir é necessário um pouco de mentira.
É uma história bizarra que eu de fato não entendi como as pessoas podem ter se apaixonado tanto.
Tem pontos legais, é verdade. Mas ela mata eles.
E detalhe, vai virar filme. E a atriz que será a protagonista é uma chata, que fez "The secret life of a american Teenager". Ela era uma merda na série, e rapidamente foi deixada de lado pelas outras personagens da série que era muito mais interessantes. Porque acham que ela vai conseguir fazer esse papel?

4 comentários:

  1. Eu odeio com todo meu coração autores que inventam de matar os melhores personagens... Eu ainda não li Jogos Vorazes, não sou muito fã de distopia.. acho que isso influencia porque esse livro aí nem chamou minha atenção, mas pela resenha deu para sentir que, no fim das contas você ficou com ódio, haha.
    Só não precisava dizer que a atriz era uma merda, pega mal.

    Então, estou pensando em fazer lá no meu blog uma promoção com a trilogia do Mago Negro, mas queria saber se as pessoas têm interesse... você tem?

    Então, me visita Amor por Clássico.

    Ah, tô seguindo por aqui, segue lá de volta?

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu sou louca pra ler Divergente. Realmente concordo com isso de pegar carona em Jogos Vorazes, mas como vc diz, a comparação para por aí, né? Enfim, espero poder ler antes de lançarem o filme e tirar minhas próprias conclusões pq eu adoro histórias distópicas ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pois bem, vai ser difícil eu encontrar uma resenha que coincida tanto com o que eu penso deste livro, e do que senti ao terminar de lê-lo. Também achei que o livro é legal. SÓ legal mesmo. Não tem nada de Jogos Vorazes como muitas pessoas me disseram.
    Você não é a única a não entender as mortes no final. Em especial aquela personagem, sim, essa. Realmente o segredo de todo o rolo e o porquê do nome do livro. Roth é MUITO enrolona. Demorou páginas e mais páginas paranos explicar o que é um Divergente. Achei o namorico muito desnecessário e chato. Parece implicância, mas não tem nem de longe o carisma e a empatia de Peeta e Kat por exemplo. Peeta e Katniss são ícones, são tipo, OTP de toda a nação Voraz. Agora, os personagens principais de Divergente me enojaram.
    Não gosto da Tris, não gosto, realmente uma protagonista muito fraco. Não sei, o problema pode ser eu, eu que estou acostumada com protagonistas no estilo de Eragon, Harry, Frodo, Bilbo... essa aí, não dá uma passada com a Katniss. Mas ok... ok... ok.
    Tendo ser otimista, não foi perda de tempo, pelo menos mais um livro. Mas não caí de amores, na realidade, voltei a depressiva missão de reler Harry Potter e Senhor dos Anéis por falta de sagas de qualidade.


    Beijos e abraços, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Ah e mais uma coisa. A personagem não é grandes coisas mesmo. Por isso, pegaram uma atriz poucas coisas para levá-la ao cinema. Casa direitinho... aff!

    ResponderExcluir