Páginas

3 de ago. de 2013

Livro: Julieta Imortal

Em que universo Julieta e Romeu não são um casal? Em que história Romeu sacrificou Julieta por medo de uma vida sem recursos? Onde é concebível que Romeu é mau e Julieta e boa?
Pois foi com esses princípios que Stacey Jay escreve seu romance Julieta Imortal.
Romeu é um tolo que sacrificou seu grande amor por medo de uma vida sem recursos, de um ódio natural que iria surgir quando a vida real, de adulto, surgisse para Romeu e Julieta e o período de lua de mel passasse. Se sacrificou para que ela fosse eternamente feliz no paraíso. Ou assim o foi prometido.
Ela, com o amor que se tornou ódio, ficou presa na terra, ocupando corpos e defendendo o amor verdadeiro, criando auras vermelhas de casais para sustentar a causa e lutando contra Romeu de novo e de novo e de novo. Uma batalha infeliz, errada e sem sentido.
Mesmo depois de 700 anos, ela ainda é uma tola inocente. Não acredita em amor, mas se apaixona pelo... primo do Romeu? Jura?
Pois é... esse livro é estanho. Muito.
Primeiro a autora considera que eles morreram por amor.
Pra mim, eles morreram por ódio. O ódio entre as famílias foi maior que o amor deles, tornando impossível algo belo e simples. Não acho que a história de Romeu e Julieta seja sobre sacrificar tudo por amor, e sim como o ódio pode destruir tudo. Os Capuleto e os Montechio ficaram devastados depois de perder a próxima geração. E na minha cabeça, a morte deles serviu para unir as famílias. É uma história contra o ódio, não sobre o sacrifício que o amor requer.
Mas nesse livro, parece que a peça escrita por Shakespeare incentiva os amantes a se matarem. Onde isso?
Tudo bem que existe muito crime por paixão, mas sei lá... Usar Romeu e Julieta desse jeito mexe com as minhas crenças românticas mais antigas.
Mas tenho que admitir, é o Romeu e Julieta mais diferente que já vi. Acho que da peça original, só o nome mesmo e algumas referências durante o livro.
Existe um conceito de universos paralelos meio estranho. Mas hei, um lugar onde Romeu e Julieta não terminam juntos, só em uma realidade alternativa mesmo.
Confesso que ainda não tenho uma opinião formada sobre esse livro. Ele não tem nada demais, também nada de menos.
É um livro em que Romeu e Julieta são inimigos e isso realmente me perturba, me tira do meu lugar comum. Além disso não existe a morte, exatamente. Ou melhor, ela trabalha com o depois da morte de uma maneira meia estranha. Me pareceu que você não morre, você vai para um universo paralelo, o que faz a morte perder um pouco seu significado.
Sei lá... Não tenho mais o que falar sobre esse livro, só que ele é estranho.
É a história de Romeu e Julieta mais diferente que você já viu. E agora eu vou ler o 2º volume para ver se entendo melhor e passo a ter uma opinião.
Obs. Esse livro foi minha 2ª meta da Maratona Literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário