Páginas

4 de ago. de 2013

Livro: Romeu Imortal

Eu tinha me prometido, estabelecido como meta da Maratona Literária então fiz aquele esforço e li a continuação de Julieta Imortal.


O livro começa bem melhor. Romeu, quando "malvado" e não apaixonado, é divertidíssimo. Mas depois ele se apaixona e perde a graça.
De cara, temos o último capítulo do primeiro livro igual, como primeiro capítulo desse. Era mesmo necessário? Achei bem idiota, fiquei lendo pulando para ver se tinha alguma diferença... não achei nada significativo e achei coisa de preguiçoso. Em vez dela escrever uma introdução interessante, relembrando algumas coisas, acrescentando outras.. não. Mas faz parte.
Ela mantém a ideia de universos paralelos, o bem contra o mal, mas que no final são a mesma coisa e etc.
Minha conclusão desse livro é:
Ela acredita que cada um tem uma alma gêmea, e que para alguns leva 700 anos de maldade para encontrar. Mas depois que você a encontra, em todo e qualquer universo você será feliz com essa pessoa. E sim, ela e somente ela, é a certa para você.
Para a autora, Romeu e Julieta são um casal disfuncional que nunca deveriam ter ficado juntos. Ela separa os dois de tal forma que em nenhum dos universos paralelos criado eles possuem um final feliz juntos.
Julieta odeia Romeu mais do que qualquer coisa, e o culpa por tudo de ruim que aconteceu em sua vida. Precisava mesmo?
Ela cria um universo em que Shakespeare nunca escreveu Romeu e Julieta, mas West Side Story (amor sublime amor) existe. Como?
Surge uma viagem para Las Vegas DO NADA. De repente ele conversaram sobre isso e decidiram fugir. É estanho e tem erros na narrativa.
Claro que os universos paralelos resolvem muitas coisas, mas ainda assim é uma solução meia fraca e estranha. Ela destrói uma das maiores histórias de amor e ódio do mundo. O ódio entre as famílias é quase sumido nesse livro. Ela ignora toda essa parte da história, que pra mim é essencial, e se foca no amor.
Amor, amor, amor... para que tanto amor? Cadê o ódio para deixar a coisa legal?
Não foram os livros mais legais que já li, mas sei lá...
Prefiro o original Romeu e Julieta e várias outras releituras. Não gosto de universos paralelos. E Romeu e Julieta deve ficar juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário