Páginas

4 de ago. de 2010

Harry Potter

Ainda estou lendo os livros... verdade que praticamente 1 por dia - isso porque estou tentando ler devagar - então é o assunto que tenho para discutir.


Uma coisa que me faz admirar muito a série é a lógica das coisas. Como nada passou despercebido. Apesar só prestarmos atenção à Sirus Black no terceiro livro, se você leu com calma o primeiro, verá que Hagrid comenta sobre ele. Várias passagens dos primeiros livros são comentadas nos seguintes. Passagens que muitas vezes não percebemos. Não existe no Harry aquela história que acontece em muitas series e livros de aparecer uma cidade, um esporte ou qualquer outra coisa apenas na hora que foi comentada pelo protagonista. 
A história está lá, a situação existiu antes, mas você apenas não tinha percebido anteriormente por achar que não fazia diferença.


Essa é uma das 'vantagens' de reler um livro. Você presta atenção nesses detalhes. E, claro, encontra erros de tradução/escrita na sua edição. 


Continuando com Harry, estou no terceiro livro da série, que na minha opinião, é o melhor. 
Para começar, o Harry não luta com o Voldemort nesse edição. E ele conhece alguém da família que de fato gosta dele. Além disso, é o ultimo volume antes de começar a matança. 


A partir do quarto livro começa todo mundo a morrer. Até a coruja morre em um momento. Sobra apenas a geração do Harry - praticamente todos os mais velhos morrem na luta contra o Voldemort. 


Apesar de gostar muito da história, mesmo que o final tenha deixado muito a desejar - talvez porque eu tive alguns anos para pensar no final da história, muito tempo para bolar perguntas, e na verdade, ela não respondeu nem metade das minhas perguntas no último livro - tenho que admitir que a Rowling gosta de matar personagens. Precisava mesmo da coruja morrer? Até o elfo domestico do segundo livro morre. Será que era para mostrar que ninguém estava a salvo, nem mesmo os animais? Foi meio exagerado não?


Sobre o Harry, por enquanto é isso.


Obs. na minha edição da "Câmera Secreta" a araguogue não fala nada da menina morrer no banheiro, e essa é a chave pro Harry descobrir a entrada da câmera - falha da tradução ou erro da escritora???

2 comentários:

  1. Oie Cá!!!!
    ahhh
    não sei se foi erro... não lembro na realidade, precisaria recorrer aos livros...
    mas a trama é tão bem escrita, que se for erro a gente perdoa ;)

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. HArry POtter é tudo... adorei a sua postagem! O modo proprio de escrever é perfeito!:)
    Então se você quiser segui o meu Blog... está ai o link:

    http://sagapotter.blogspot.com

    eu já estou seguindo o seu.

    ResponderExcluir