Páginas

4 de out. de 2011

Livro: A Fera

Já escrevi aqui sobre o filme Beastly com a Vanessa Hugens em um dos papéis principais. Recentemente, descobri que existia o livro. Uma promoção na internet e o livro chegou.
Confesso que demorei pra ler, o que indica que o livro não é lá muito bom. A história é bem Disney.
É a história da Bela e a Fera, como se pode imaginar pelo título, contada pela Fera - o que já gera algum diferencial. E para tornar minha espectativa maior ainda, se passa em Nova York nos tempos de hoje. Eu sei que o filme não foi o melhor do mundo, mas geralmente os livros são bem melhores, mais detalhados e com mais pensamentos explicitos. Infelizmente, esse  não é um desses...
A história é básica, as maiores inovações são as que passaram pro filme: Como o fato do pai da Bela ser um drogado, que troca ela por drogas e o da fera ser um apresentador de TV que não liga pro filho e acha que beleza é tudo, o tutor cego... O filme ainda tem uma vantagem que a Fera na realidade era de tatuagens e etc... que foi um toque bem interessante. No livro, ele se torna uma fera mesmo, com pelos, garras e uiva.
Confesso que estava esperando que a mágica e as transformações fossem mais subjetivas e o livro fosse menos "não importa a beleza exterior e sim a interior" - coisa que é repetida em quase todos os capítulos. Esperava mais NY e mais confuções. Mais momentos tristes com um menino que era o mais popular do colégio e de repente não podia mais sair de casa por ser muito feio. Queria mais revolta, mais luta e menos conformismo. A contagem do tempo eram duas pétalas perdidas...
Esse livro tinha tudo pra ser muito legal, mas ficou tão infatil, não teve muita diferença pro conto original. Assim, prefiro ler o original mesmo.
Um ponto pra esse livro foram as salar de bate papo online dos personagens de outras histórias. O sapo que tem problemas pra teclar, a pequena sereia decidindo se faz parceria com a bruxa em troca da voz, o homem urso e a rosa branca e vermelha (não conheço esse conto... se alguém conhecer e quiser me contar, agradeço).
Se você é fã dessa história e quer ler de novo, esse é um bom livro. Mas se você espera o conto com alguma inovação, esse livro não serve!...

Um comentário:

  1. Estou lendo e acho muito boa a leitura! E como sempre fazem, distorcem um livro que o autor ou autora dedica meses de trabalho para distorcerem em ago totalmente mentiroso ao olhar de quem aderi a leitura! Pelo Trailer, se vê que o filme não segue muito bem a história do livro!

    ResponderExcluir