Páginas

7 de dez. de 2011

[Trabalho da ECO] Rio - a marca registrada do Brasil


O governo do estado do Rio de Janeiro está realizando uma campanha para aumentar o sentimento do carioca para com a cidade, que se vê diante de grandes desafios como a Copa do mundo em 2014 e as olimpíadas em 2016.
Uma parte da população acredita que a cidade não tem a capacidade para receber eventos de tal porte como os citados, e para mostrar ao Brasil, e principalmente aos cariocas, foi lançada essa campanha.
Ela consiste em pôsteres que são colocados em revistas e jornais e a identidade visual das imagens se dá principalmente pelo RJ dentro do círculo em cima das palavra base, além do símbolo do governo do estado no canto inferior direito.
Valores do Rio são expressos em palavras únicas: Paz, Alegria, Inovação, Paixão.” - site oficial do governo:
No caso das duas artes selecionadas para serem analisadas nesse trabalho, as palavras escolhidas foram Inovação e Beleza.
Para analisarmos o gênero do discurso presente nessas duas peças publicitárias precisamos entender que uma palavra pode ser um verdadeiro enunciado carregado de sentido. Analisando as peças, percebemos que estas são detalhes de lugares conhecidos e famosos no estado. Percebemos a presença da cor azul. A palavra, que gera significado a imagem e a transforma na propaganda do governo tem a ver com a idéia já existente no local.
Prestando atenção nas artes apresentadas, a palavra inovação está conectada com o Museu de Arte Moderna, em Niterói. A arquitetura do local, parecida com uma nave espacial, que em si já é um símbolo de inovação nacional, mas, além disso, a arte exposta ali também é uma arte moderna, futurista que poucas pessoas entendem. É um local de inovação, um local do futuro, e com essa propaganda, é fluminense, pertence a nós, o estado que irá sediar dois eventos enormes. E nós podemos, porque temos um lugar que é uma fonte de inspiração para a inovação do país.
Já a segunda palavra, Beleza, está conectada com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que fica com toda sua imponência no centro da cidade, virado para a Cinelândia. Mas não é todo o teatro que é mostrado na peça. São os detalhes: a cúpula verde, impressões nas paredes e o ouro finalizando a arte. Nisso percebemos a reforma que houve no local, mantendo a história e o tornando de grande beleza. A propaganda nos convida a ir conhecer o Municipal.
Esses dois locais não foram escolhidos por acaso para essa série. Ambos fazem parte do habitus do morador do estado do RJ e são automaticamente reconhecidos pelo público alvo. São opostos em muitos sentidos e com isso representam a diversidade que existe Rio.  São considerados eternos por qualquer morador e as imagens são quase clichês, são atemporais. Ninguém imagina a Cinelândia antes do Municipal, nem Niterói sem seu museu. São fotos documentais, paisagísticas, artísticas. Têm as cores do estado, o céu está sempre azul com poucas nuvens. Desde que esse espaço é conhecido como Rio de Janeiro, essa arquitetura está presente.
Quando olhamos essas propagandas e nos deixamos levar pela proposta esquecemos-nos de todos os problemas que o estado sofre. Não pensamos nos engarrafamentos, na violência, na poluição. Vemos a beleza, a inovação e só isso. Percebemos um futuro brilhante e colorido. A cidade vira um Mythos. Temos orgulho de pertencer. Contamos-nos histórias sobre os locais, algumas pessoas criam suas próprias narrativas.
Ninguém lembra que até pouco tempo atrás o teatro municipal estava caindo aos pedaços por falta de cuidado. Precisou de uma reforma gigante para tornar o símbolo hoje usado pelo governo para ilustrar suas propagandas. Provavelmente a escolha desse prédio em vez do prédio da biblioteca municipal – ao lado do teatro, da mesma época e com a mesma arquitetura – se dá justamente porque houve uma reforma. O estado gastou dinheiro no local, e agora quer usá-lo para gerar esse sentimento de carioca. A notícia já estava lá, foi apenas re-apropriada para esta série.
A idéia dessas obras é fazer a população do Rio consumir a sua cidade. Temos orgulho de pertencer, compramos essa idéia, afinal isso ainda é uma série de propagandas do governo “cujo intuito da campanha é engajar a sociedade fluminense no novo momento que o Estado vivencia.”
Morar no estado passa a ser legal. O Brasil será representado pelo estado. Nós, cariocas e todos os moradores da cidade, até depois de 2015 somos a cara do Brasil para o mundo e consumimos a cidade, o teatro municipal e o MAM como parte de nós mesmo.
Concluímos dessa análise que as propagandas criadas pelo governo têm uma grande eficácia no seu enquadramento e no gênero proposto. O uso de apenas uma palavra, associada à imagem, e no caso a arquitetura, torna possível para qualquer pessoa que conheça minimamente a história do estado se sentir parte. É o passado e o presente, a memória e o moderno, colocados lado a lado. É um discurso simples, direto que qualquer pessoa entende. É um sentimento, uma história, presente em apenas uma palavra associada a uma imagem.

Bibliografia:
·         http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=231 acessado dia 06 dezembro 2011
·         http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=256 acessado dia 06 de dezembro de 2011-12-06
·         Canclini, Néstor Garcia. O consumo serve para pensar. In Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995, pags. 51-70 [#, §].
·         Lopes, Maria Immacolata Vassallo de. Mediações na recepção: um estudo brasileiro dentro das tendências internacionais. Artigo apresentado no Congresso da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 1999
·         Motta, Luiz Gonzaga. Para uma antropologia da notícia. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Vol. XXV, nº 2, julho/dezembro de 2002, pags. 11-41.
·         Antunes, Elton. Enquadramento: considerações em torno de perspectivas temporais para a notícia. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, pags. 85-99, dez. 2009

·         BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p.277-289.

Um comentário: