Páginas

26 de jan. de 2013

Livros: Caçadores de Piratas

São 3 livros: o primeiro "Motim"; o segundo "As Armas de Tortuga" e o terceiro "O encontro com Jack Steele". O melhor livro de piratas que já li.
Tudo bem, nunca li muito sobre piratas, então o fato de ser o melhor que já li não significa muita coisa, mas essa trilogia é tão gostosa de ler, fácil, que te transporta para o Séc. XVII no caribe e América Latina. De maneira simples você percebe como era a vida dos piratas e claro, daqueles que caçavam piratas.
É uma literatura infanto-juvenil, logo é tudo bastante romantizado. Mas ainda assim, existe claramente a rivalidade entre Espanha, Reino Unido e os outros países que tentavam ser donos dos territórios ainda inexplorados da América - o continente recém descoberto. Ainda não existia EUA e cuba era apenas mais uma ilha paradisíaca. Democracia ainda não existia, e todos viviam sobre o governo dos Reis absolutistas. Esses 3 livros são um pedaço da história. E para deixar tudo ainda mais realista, as últimas páginas são um relato contando como eram de verdade os piratas, suas embarcações e etc.

Esses livros são a principal causa do meu trauma "livros sem final". Consegui os 2 primeiros ainda quando estava no ensino fundamental, pela minha mãe que era professora e ganhou das editoras. Nunca tinha conseguido o 3º. Sempre quis saber o final. Já tinha procurado no site da editora, e lá nem sabiam da existência desses livros. Já estava até me conformando que nunca saberia o final, até que o Skoob apareceu e por lá consegui o título e um menino que tinha e queria trocá-los. Consegui o livro III e resolvi reler todos, afinal são pequenos e depois de quase 10 anos, não lembrava mesmo da história.

Nosso protagonista é um menino de 10 anos, que ficou órfão e foi enviado para a Jamaica para viver com o Tio Patrick, um médico que não o conhecia, nem sabia da existência do sobrinho até que ele apareceu em sua porta.
Mas tio Patrick não era só um médico, né? Senão qual a graça teria?
Ele gostava de ser o médico das embarcações, e enquanto tratava um velho bucaneiro, os dois tiveram uma ideia de como finalmente levar a justiça o mais temido dos piratas da área, o capitão Jack Steele. E para que a ideia seguisse adiante, foi necessário que o mesmo passasse um tempo no mar, navegando na embarcação responsável por tal missão. Estava tudo certo com a ideia se não fosse o pirralho que apareceu na porta do médico. O que fazer com ele?
Como um bom protagonista, Davy, nosso órfão de 10 anos, não faz nada do que mandam ele fazer, se intromete na conversa dos outros, fica quieto assistindo todas as reuniões do capitão... enfim, faz o que bem entende e nada do que o tio fale ou deixa de falar influencia nas suas decisões.
Mas o menino tem caráter, e como enquanto morava com a mãe teve um padrinho muito bom, aprendeu a ler e escrever e sabia latim (língua que era escrito tudo, principalmente os textos acadêmicos, naquela época), assim o tio acaba o treinando como aprendiz.
Enfim, a história é muito fofa.
Eu queria mais, mesmo depois do 3º livro. Queria acompanhar a vida de Davy até.. sei lá, ele morrer.
Gostaria de ver ele se apaixonar, ter filhos, virar um médico naval, perder o tio, entrar para marinha e... muito mais.

A série é muito gostosa de ler. Para se sincera, não quero trocar os livros. Quero achar uma criança de 10 anos para dá-los de forma que ela conheça a magia da leitura. Esses são ótimos livros para começar a ler.
E que criança não gosta de piratas?

2 comentários:

  1. Bem Legal , Parabens

    ResponderExcluir
  2. oi vc ainda tem os livros pois gostei muito da literatura que fala sobre piratas e gostaria de ter esses livros....

    ResponderExcluir