Páginas

6 de set. de 2012

Skoob: Uma rede social para quem gosta de livros


Hoje em dia já se criou rede social para tudo. Dizem que a internet vai juntar as pessoas, mas seus gostos pessoais acabam por separá-las. E é verdade que você tem mais assunto com as pessoas que pensam como você, apesar de ser importante ouvir opiniões diferentes para não ficar fechado em uma bolha.
Mas para as pessoas que gostam de livros, querem discutir e saber quais são as novidades do mundo editorial, e ao mesmo tempo estão sempre conectadas, surgiu o Skoob, uma rede social criada com a proposta de o usuário montar sua estante virtual, conversar com pessoas que já leram os mesmos livros e tem até a opção de trocar livro pelo “plus”.
Claro que existe a opção de você virar fã dos seus autores favoritos, e muitos da nova geração de escritores brasileiros estão nessa rede conversando com os leitores.
É possível avaliar cada livro, ou ver a avaliação das outras pessoas para saber se vale a pena comprar e ler. Em vez de correr atrás de resenhas em blogs, as resenhas sobre determinado livro já se encontram no Skoob. Além disso, o site ainda te diz qual a sua compatibilidade com o seu colega, com base no tipo de leitura que vocês curtem. Mas cuidado que isso ainda não é 100%, até porque nem todo mundo coloca todos os livros que leu na estante virtual.
Muitas editoras já são parceiras do Skoob e usam o mesmo para anunciar seus novos lançamentos, além de fazer promoções. Assim o total de livros já cadastrados na rede é bem grande. Mas caso o livro que você tem ainda não esteja no sistema, sem problemas. Adicionar um livro novo, colocar a capa e tudo é bem fácil e intuitivo.
Para movimentar bem o Skoob e se fazer conhecer, a equipe se utiliza das redes sociais já tradicionais. Para quem os curte no Facebook, Twitter e Orkut sabe que estão sempre atualizando com frases de efeito, fotos das estantes dos usuários, quadrinhos incentivando a leitura.
Como tudo na internet, está em um contínuo processo de melhorar. A rede ainda não é perfeita porém é muito interessante e estão sempre abertos a opiniões para melhorá-la. E você, já tem seu perfil no Skoob?

Obs. Para os curiosos de plantão, Skoob de trás para frente é Books – a palavra inglesa para livros.

Um comentário: