Páginas

20 de jul. de 2013

Livro: Avalon High

Faz um tempo que não escrevo resenha, apesar de lido bastante, consequentemente o livro que estou escrevendo agora já li há algum tempo e não lembro muitos detalhes. Nisso há vantagens e desvantagens. Porém o principal fato é perceber o quão o livro é memorável, que partes dele de fato marcaram. Várias resenhas sairão agora, que tenho um pouco mais de tempo, e todas nesse esquema.


Começando por Avalon High, um dos mais de 60 livros escritos pela Meg Cabot. (Quando vi que ela já tinha escrito tanto livro assim, fiquei assustada. Como é possível? Espirrou saiu um livro?).
Quando a gente fala de Avalon, automaticamente somos remetidos a história do Rei Arthur. Mas o próprio nome já diz que se passa no Ensino Médio americano - High School - e o nome da escola é o nome do livro. Sim, a Meg Cabot trouxe a lenda do Rei Arthur para os corredores dos colégios americanos e para os dias de hoje. Tinha tudo para dar bastante errado, mas quem conhece a Srta Meg, sabe que a fórmula de escrita dela é bastante básica e quase infalível. E sim, vi muitas semelhanças com o livro Sorte ou Azar.
Meu primeiro contato com essa história foi através do filme da Disney, adaptação do mesmo. Nunca vi o filme, mas me lembro dos comerciais do Disney Channel (canal que assistia com frequência até pouco tempo atrás. Não vejo mais porque quase nunca ligo a televisão). Neles, a protagonista, apesar de menina, ela que era o Arthur. Estranho, eu sei, mas daria um ar diferente ao livro. E já fui ler achando que teria esse final. E quase até a última página eu acreditei nisso, contudo nas páginas da história, ela é outro personagem da saga do Rei Arthur, mas não o próprio.
Mas como transportar essa lenda que fascina e vende muito até hoje? A ideia é que existe uma "maldição" em que a história do Rei Arthur está fadada a ser revivida por reencarnações dos personagens. E existe um grupo que se dedica a encontrar essas "reencarnações" e tentar modificar a história, porque apesar de no original o Arthur ter "vencido", desde então ele tem perdido e maldades como a 2ª guerra mundial aconteceram por causa disso. (meio exagerado, mas deixa pra lá).
A grande sacada da autora, que ela também usa no livro Sorte ou Azar, é que se você não quiser acreditar na magia, na reencarnação, tudo bem. O livro funciona do mesmo jeito. A história sempre de deixa com o ar de provavelmente existe, mas pode ser uma grande coincidência, alinhamento dos astros. Você quer acreditar na magia? Beleza, ela está lá. Não quer? Tudo bem também, temos uma resposta lógica para você em todos os acontecimentos. (senão lógica, pelo menos possível).
Li o livro em inglês, em uma edição super bonita, capa dura que consegui através de uma troca no skoob. Como todos os livros da autora que já li (só li os infanto-juvenis), é rápido e tranquilo de ler. Mesmo em inglês, é fácil de pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário